Principais Dúvidas sobre Bico Invertido

Meu bico sempre foi invertido. Tem algum problema?

Essa condição não é rara de ser encontrada. O bico (nome popular da papila) pode ser invertido desde o início do desenvolvimento das mamas, uma condição congênita, ou seja, vem desde o nascimento. Os problemas que a inversão papilar pode causar vão desde problemas de função até problemas estéticos. As mulheres se sentem incomodadas com essa inversão o que causa uma busca por procedimentos estéticos que corrijam essa inversão.

Existe algo que possa fazer para corrigir essa inversão?

Alguns exercícios que promovem a projeção do bico podem ser realizados principalmente na gestação. Realizando uma tração da aréola mamária em sentido leste-oeste e norte-sul o bico pode se everter e se tornar possível a amamentação. Muitas vezes a paciente fica muito incomodada com essa inversão e recorre a procedimentos estéticos para corrigir. É importante alertar que essa correção, conforme a técnica realizada, pode atrapalhar o fluxo normal do leite no período de amamentação. Essa situação não é rara de ser encontrada em consultório, e isso pode provocar um problema , além de físico, emocional. Devermos ter cuidado ao pensar em realizar esse procedimento e saber quais complicações podem ocorrer após a cirurgia.

Meu bico, de repente, ficou invertido. Isso é grave? O que devo fazer?

A nossa atenção principal se deve a essa condição! Uma inversão recente do bico pode ser um mal sinal. Um tumor mamário pode provocar um repuxamento do bico e da pele e tornar o bico invertido. Nessas situações devemos procurar um mastologista para que o mesmo examine sua mama e solicite algum exame que achar relevante, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética.