Os artigos publicados neste Blog têm o intuito de educar e desmistificar crenças populares acerca do câncer de mama, assim como de todas as condições mamárias benignas e malignas que afetam a saúde da mulher.
Ao longo do material, você pode encontrar termos populares que não correspondem aos termos médicos corretos. Recorremos a este recurso para facilitar a compreensão e o entendimento das condições mamárias e, assim, conscientizar a população sobre os cuidados necessários para a prevenção e tratamento dessas condições.

No vídeo, Dr. Felipe Martins Andrade, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, traz o Dr. Antonio Frasson, Cirurgião de Mama e Mastologista do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Albert Einstein e Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, para contar a sua experiência como Mastologista.
Frasson se formou em 1982, mas começou sua caminhada na área em 1985, onde passou a freqüentar o Instituto Nacional de Milão, um dos principais centros de estudo de câncer do mundo, onde passou 3 anos estudando e acompanhando os estudos da época.
“Acompanhei diversos estudos… inclusive o que mostrava que uma cirurgia menor era pior e depois o que estudava a cirurgia sem radioterapia.” – Dr. Antônio Frasson.
O mesmo acompanhou muitos outros estudos e a evolução da tecnologia no mundo da Mastologia. Frasson completa: “É muito importante conhecer e entender esses momentos da história… Principalmente para que os jovens mastologistas compreendam esse contexto de evolução para que façam uma mastologia de muita qualidade.”
“Quem não conhece a história, está fadado a repetir os erros do passado”. – Antônio Frasson.
O Dr. Felipe Andrade está comprometido em fornecer informações médicas precisas sobre as condições mamárias. Para tornar certos temas mais acessíveis, ele pode recorrer ao uso de termos populares.
Embora possam ser inadequados em relação à terminologia médica correta, este recurso visa capacitar a população com conhecimento e facilitar o diálogo com os profissionais de saúde.