Os artigos publicados neste Blog têm o intuito de educar e desmistificar crenças populares acerca do câncer de mama, assim como de todas as condições mamárias benignas e malignas que afetam a saúde da mulher.
Ao longo do material, você pode encontrar termos populares que não correspondem aos termos médicos corretos. Recorremos a este recurso para facilitar a compreensão e o entendimento das condições mamárias e, assim, conscientizar a população sobre os cuidados necessários para a prevenção e tratamento dessas condições.

A mama casca de laranja é uma das alterações que podem ocorrer em estágios avançados do câncer de mama.
Isso ocorre devido à inflamação que a doença provoca nas células da derme, que causam inchaço e aumento da espessura da pele.
O câncer também pode provocar a retração da pele e, por causa da inflamação, conferir uma coloração mais avermelhada, assemelhando a mama à casca de laranja.
Neste material você vai entender um pouco mais sobre essa alteração, quais são os sintomas que a acompanham e em qual estágio pode aparecer.
Boa leitura!
Como é o aspecto de casca de laranja na mama?
A mama com aspecto de casca de laranja é um sintoma caracterizado pela mudança de coloração, aparência e textura da pele e dos mamilos.
Ele é visto principalmente em estágios avançados de câncer de mama inflamatório ou inflammatory breast cancer (IBC). Segundo a American Cancer Society, o IBC representa menos de 5% dos cânceres de mama, sendo raro seu diagnóstico.
Todas as alterações nas mamas são causadas principalmente pela inflamação dos tecidos adjacentes e pelo bloqueio dos vasos linfáticos na pele.
Entenda melhor quais são todas as alterações que conferem o aspecto de casca de laranja na mama:
Enrugamento da pele
Uma delas é a retração da pele da mama para dentro, o que cria uma aparência enrugada, com pequenos pontos de depressão em áreas específicas, assim como é a casca de laranja.
Coloração avermelhada
A inflamação também pode ocasionar uma coloração mais avermelhada, já que com a vasodilatação no local, há um aumento de fluxo sanguíneo.
Textura endurecida
Outra alteração que o câncer inflamatório pode provocar é o aumento da espessura da pele das mamas, assim como seu endurecimento.
Inchaço nas mamas
A inflamação pode mudar o formato e o tamanho das mamas, além de alterar sua firmeza e causar dor e sensibilidade.
Lesões na pele
É possível que as mamas apresente descamação e úlceras, por causa do ressecamento da pele, principalmente nos mamilos.
Quando o câncer de mama causa aspecto de casca de laranja?
Esse sinal é mais frequentemente visto em estágios avançados da doença, isto é, que está pelo menos no estágio III.
É mais comum que a pele da mama com aspecto de casca de laranja seja percebida em pacientes com câncer de mama inflamatório. Esta doença difere-se das demais porque pode acometer mulheres com menos de 40 anos.
Já o carcinoma invasivo costuma ser diagnosticado em mulheres a partir dos 50 anos de idade.
Outra diferença é que o IBC representa apenas 5% dos diagnósticos de câncer de mama, enquanto que os carcinomas representam de 40% a 75% dos casos.
Além disso, o câncer de mama inflamatório pode não apresentar nódulos e ser um pouco mais difícil de ser diagnosticado na mamografia, uma vez que mulheres mais jovens apresentam mamas mais densas.
Isso explica porque os diagnósticos ocorrem em estágios mais avançados. Por isso, os tratamentos também são mais longos e com taxas mais baixas de sucesso.
Quais outros sintomas além do aspecto de casca de laranja na mama?

Na maioria dos diagnósticos de câncer, existe a presença de nódulos nas mamas, nas axilas e até no pescoço, segundo o Hospital Albert Einstein. Esse sintoma está presente em mais de 90% dos casos.
Esses nódulos costumam ser duros e fixos no local de origem, mas são indolores. Seu formato também pode variar, apresentando aparência bem definida ou irregular.
Ao contrário do aparecimento de nódulos nas axilas e no pescoço, o paciente pode apresentar inchaço nessas regiões, por causa do aumento dos gânglios linfáticos.
O fluxo papilar secreção que ocorre mamilos, também pode ocorrer. Ele pode apresentar coloração mais avermelhada ou rosada devido à presença de sangue.
A mama com aspecto casca de laranja é um sinal de que as células cancerígenas alcançaram a pele. Contudo, não faz parte dos sinais mais comuns e iniciais da doença.
Primeiramente, os pacientes sentem o espessamento das mamas e o aumento do seu peso, além do aparecimento da vermelhidão, de acordo com Breastcancer.org.
Por isso, ao perceber esses sinais, você deve procurar um médico mastologista imediatamente para ser avaliada e prosseguir com exames por ele solicitados.
Conheça o Dr. Felipe Andrade

O Dr. Felipe Andrade é um médico mastologista graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas da USP.
O doutor é Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e Especialista em Mastologia pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).
Ele também é membro titular da American Society of Breast Surgeons (ASBrS) e sócio-titular da Sociedade Brasileira de Mastologia.
Com Doutorado em Ciências da Saúde pelo Hospital Sírio-Libanês, seu foco de pesquisa é a qualidade do tratamento do câncer de mama.
Além de sua atuação na Mastologia, também atua na área de ginecologia para oferecer uma assistência integral e especializada à saúde da mulher.
Atualmente, o Dr. Felipe Andrade atua como Mastologista Titular no Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e realiza seus atendimentos no Centro de Oncologia do hospital, na Unidade Jardins do Hospital Albert Einstein.
Além disso, atua em sua clínica privada, a Clínica FEMA, localizada no bairro Indianópolis, São Paulo SP.
Conheça mais sobre seu trabalho no perfil do Instagram @cancerdemamaonline.
O Dr. Felipe Andrade está comprometido em fornecer informações médicas precisas sobre as condições mamárias. Para tornar certos temas mais acessíveis, ele pode recorrer ao uso de termos populares.
Embora possam ser inadequados em relação à terminologia médica correta, este recurso visa capacitar a população com conhecimento e facilitar o diálogo com os profissionais de saúde.