Fisioterapia e Câncer de Mama

Fisioterapia e Cancer de Mama

Principais Dúvidas sobre Fisioterapia e Câncer de Mama

O que faz sua especialidade, Dra. Carolina?

Sou fisioterapeuta, especializada em saúde da mulher, campo que contempla as áreas de oncologia mamária e ginecológica, uroginecologia, linfoterapia e obstetrícia. Portanto, atuamos nas diversas fases de vida da mulher, seja na prevenção e/ou tratamento de eventuais disfunções, garantindo a melhora de sua saúde e qualidade de vida.

Quais são os principals tratamentos de sua especialidade?

O universo da saúde da mulher nos traz, entre suas principais demandas, o tratamento para edema e linfedema, dor, alterações posturais, disfunções ósteo-articulares, incontinência urinária e/ou fecal, alterações respiratórias, entre outras.

Devo fazer alguma coisa antes da cirurgia?

O momento pré-operatório será muito importante para que seu médico avalie condições que possam interferir em sua recuperação, e, se julgar necessário, a encaminhará a um profissional fisioterapeuta de sua confiança.

Sempre devo procurar um fisioterapeuta?

O fisioterapeuta está inserido na equipe multidisciplinar, e tem por objetivo contribuir para que a paciente se recupere adequadamente – orientar, prevenir complicações, e tratar precocemente. Converse com seu médico, e procure um profissional habilitado.

Meu braço sempre vai inchar depois da cirurgia?

Não! O risco de desenvolver o linfedema é proporcional à extensão da cirurgia, ou seja, do número de linfonodos axilares retirados. A remoção total dos linfonodos axilares (dissecção axilar completa) pode aumentar em até 40% o risco de desenvolver o linfedema. Para os casos de remoção parcial este risco cai para cerca de 10%, já para pesquisa de linfonodo sentinela está em torno de 3-5%. Além da cirurgia, a quimioterapia, a radioterapia, infecções no braço do lado operado e obesidade podem agravar a lesão ao sistema linfático.

Quais são os cuidados para que meu braço não inche? São para o resto da vida?

Alguns cuidados contribuem para minimizar o risco de linfedema, entre eles:
  • manter boa hidratação da pele
  • evitar o ganho de peso corporal
  • ealizar exercícios físicos orientados
  • evitar traumatismos cutâneos (cortes, arranhões, retirada de cutícula, picadas de inseto, queimaduras, depilação)
  • evitar uso de sauna
  • tratar lesões de pele e unha
Em alguns casos estes cuidados deverão ser seguidos durante toda a vida, em outros, não. Esta decisão deverá ser discutida e definida de forma individualizada. Converse com seu fisioterapeuta.

Eu tive um câncer. Posso realizar drenagem linfática?

Sim. A drenagem linfática pode ser realizada nas diversas fases do tratamento. As sessões, no entanto, devem ser conduzidas por um profissional especializado e que, sobretudo, tenha experiência com pacientes oncológicos.