O Dr. Felipe Martins Andrade, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, fala sobre técnicas e estratégias recentes para tornar menos invasiva a cirurgia e tratamento do câncer de mama em pacientes que possuem axila positiva.
A conversa aconteceu no 13º Congresso de Câncer de Mama em Gramado-RS, onde ele falou sobre o descalonamento da cirurgia do câncer de mama, mais precisamente, sobre a axila positiva, aonde a paciente chega com um gânglio axilar palpável e com câncer de mama.
“Falamos sobre quais estratégias podem ser feitas do ponto de vista de tentar descalonar essa cirurgia, que antigamente era feita com agressividade na axila. Todos os ganhos eram retirados. Esse cenário, em que a paciente chega ao mastologista com o gânglio positivo, deve ser conduzido de uma forma um pouco mais detalhada. Mantendo o cuidado no procedimento cirúrgico em relação ao número de gânglios que vão ser retirados e às técnicas que vão ser utilizadas” completou o médico.
O mesmo diz que a conversa foi uma oportunidade de trazer à platéia essa discussão e tentar fazer com que cada vez mais a cirurgia do câncer de mama reduza em agressividade, mas ser perder a sua efetividade.