Principais Dúvidas sobre Fibroadenomas

O que é o fibroadenoma?

Os fibroadenomas são lesões mamárias benignas que podem formar nódulos sobretudo em mulheres jovens, entre 15-35 anos. Sua etiologia ainda permanece desconhecida, porém tem relação hormonal, podendo apresentar crescimento durante a gravidez, lactação e com o uso de terapia estrogênica e involuir na menopausa. São compostos de tecido mamário (glandular) e fibrose e podem ser únicos ou múltiplos/unilateral ou bilateral correspondendo a principal causa de nódulos na mama. Ocasionalmente, podem ter consistência mucinosa ou gelatinosa. Apresentam-se como nódulos em exames de imagem ou nódulos palpáveis pela mulher durante o autoexame ou durante o exame médico. São nódulos móveis e bem definidos, com forma oval, esférica ou multilobulada, podendo, muitas vezes, serem assintomáticos.

Ele sempre deve ser retirado?

Na maioria dos casos eles podem ser apenas acompanhados com consultas periódicas e exames de imagem, não sendo necessário retirá-los, principalmente fibroadenomas pequenos ( – 2 cm) e em pacientes abaixo dos 30-35 anos. Seu acompanhamento é feito trimestral ou semestralmente por exame físico complementado com exame de imagem. Em caso de crescimento recomenda-se sua exérese.

Preciso me preocupar com ele?

É importante manter o acompanhamento médico com um mastologista para acompanhar a lesão e evidenciar qualquer alteração no seu comportamento que exija alguma intervenção.

Quais são os procedimentos para biópsia e saber se se trata de um nódulo benigno?

O exame físico e exames de imagem apenas sugerem tratar-se de um fibroadenoma. A mamografia após os 40 anos demonstra uma lesão bem delimitada, mas é necessário complementar com o ultrassom, que é o exame de imagem padrão ouro para este tipo de lesão. Seu diagnóstico deve ser confirmado através de uma biópsia (core biopsy) e os fragmentos retirados analisados por um patologista.

O fibroadenoma pode virar câncer?

Os fibroadenomas não viram câncer de mama. Alguns subtipos mais raros aumentam discretamente o risco de câncer de mama. São eles os fibroadenomas complexos e os que apresentam alguma lesão proliferativa adjacente. Existe um discreto aumento de risco em pacientes com história familiar positiva.

Existe remédio para tratar ou sempre devo operar?

Não existe remédio para o tratamento, sendo este apenas o acompanhamento clínico ou a cirurgia. Em casos de fibroadenomas pequenos (menores que 2 cm) eles podem ser excisados completamente no momento da mamotomia (biópsia percutânea à vácuo).

Quando devo ser submetida à cirurgia?

As pacientes que possuem “cancerofobia”, ou seja, pacientes cuja presença de um nódulo na mama ocasiona um estresse psicológico importante possuem indicação de retirá-lo. Indica-se a cirurgia em caso de crescimento do nódulo, sintomas associados ou em casos de fibroadenoma complexo.