Principais Dúvidas sobre Mastalgia

O que é mastalgia?

A mastalgia, ou dor mamária, é uma razão comum para as mulheres procurarem mastologistas ou ginecologistas.  As dores podem ser leves, mas quando se manifestam de forma mais intensa (10 a 15% dos casos), interferindo na vida diária, necessitam de tratamento.

Como sei se minha dor deve ser tratada?

A dor mamária, ou mastalgia, é uma das principais causas de as mulheres procurarem mastologistas ou ginecologistas. Em estudo com alunas de medicina, constatou-se que dois terços delas apresentavam mastalgia. No entanto, a grande maioria das mulheres apenas apresenta dor de leve intensidade. Dores mais fortes (entre 10 e 15% dos casos), que atrapalham o cotidiano da mulher, devem ser tratadas.

Quais são os tipos de dor mamária?

• Cíclica: associada ao ciclo menstrual, intensificando-se antes da menstruação e aliviando após; • Acíclica: constante ou intermitente, podendo ocorrer após a menopausa, relacionada a mastites, cistos mamários, gravidez ou trauma. Outras dores, como musculares ou nevralgias, podem se confundir com mastalgia, exigindo avaliação médica para um diagnóstico preciso.

Existem medicamento que tratam a dor? Devo sempre tomar?

Existem vários medicamentos utilizados no tratamento da mastalgia, que o médico deve avaliar para prescrever o que for necessário. Os medicamentos mais usados são: anti-inflamatórios, óleo de prímula, tamoxifeno, e diuréticos, entre outros. Pacientes não se devem automedicar, pois somente o médico poderá saber quais os medicamentos mais indicados, tanto quanto ao quadro clínico quanto em relação aos efeitos colaterais – e até as contra-indicações.

A dor mamária está relacionada com o câncer de mama?

Estudos científicos já confirmaram que, contrariamente ao que muitas mulheres pensam, a mastalgia não está diretamente relacionada ao câncer de mama.  Quando as pacientes são informadas sobre esse fato, muitas experienciam uma melhora significativa na dor. A informação correta desempenha um papel vital no tratamento da mastalgia. É válido saber que o câncer de mama não costuma causar dor em seus estágios iniciais, sendo frequentemente assintomático. No entanto, em estágios avançados, quando afeta a pele ou a parede torácica, pode sim provocar dor.

Câncer de mama pode provocar dor?

De forma geral, o câncer não apresenta dor como um de seus sintomas; aliás eles são normalmente assintomáticos, ou seja, sem sintomas nenhum. Mas é fato que o câncer de mama pode provocar dor nos estágios mais avançados, quando comprometem pele e/ou parede do tórax.Câncer de mama pode provocar dor? De forma geral, o câncer não apresenta dor como um de seus sintomas; aliás eles são normalmente assintomáticos, ou seja, sem sintomas nenhum. Mas é fato que o câncer de mama pode provocar dor nos estágios mais avançados, quando comprometem pele e/ou parede do tórax.

Qual é o melhor soutien para ser usado quando faço ginástica?

Ponto importante é a sustentação adequada das mamas. Principalmente durante as atividades físicas, a movimentação das mamas pode causar desconforto e piorar o quadro de dor. Portanto, usar tops próprios de ginastica, com uma boa sustentação, é a melhor opção. Ou soutiens com alças largas, de preferência cruzadas atrás, para dividir melhor o peso, que é uma boa alternativa.

O anticoncepcional melhora a dor? Existe algum tipo mais indicado?

De forma geral os anticoncepcionais melhoram as mastalgias cíclicas. O ginecologista avaliará o caso e prescreverá o tipo mais adequado, entre os que são os de baixa dose de hormônios e com um tipo de progesterona que retenha menos liquido no corpo, causando menos inchaço na mama, que é um fator de dor.

Qual o melhor tratamento para a mastalgia (dor mamária)?

Existem diversos medicamentos para tratar a mastalgia, incluindo anti-inflamatórios, tamoxifeno, entre outros.  É fundamental que um médico avalie a condição e prescreva o tratamento adequado. A automedicação deve ser evitada devido aos possíveis efeitos colaterais e contraindicações dos medicamentos.